sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brigit na Irlanda e Grã-Bretanha



Irlanda



Brigit tinha um extenso número de sacerdotisas em Kildare, na Irlanda e um 
fogo sagrado que nunca deixava de queimar em em seu santuário. Haviam 19 sacerdotisas que representavam o ciclo de 19 anos dos Celtas "O Grande Ano".
Cada sacerdotisa cuidava do fogo sagrado, por sua vez, até o 20º dia da rotação. No dia 20 de cada ciclo, o fogo sagrado era cuidado pela própria BrigitSua chama sagrada foi mantida acesa mesmo após o santuário ter se tornado um convento cristão, até o ano de 1220, quando o arcebispo Henry de Dublin a proclamou extinta.
Os irlandeses alegaram que ela trouxe o "assobio" ao o mundo, e que ela o inventou em uma noite, quando queria chamar seus amigos. 
Ela também criou "Keening", a canção triste da irlandesa enlutada, em uma noite, quando seu filho foi morto.
No ano de 722, ela apareceu para o exército irlandês do Leinster, pairando pelo céu antes dele ser encaminhado às forças de Tara, assim como o Deus do sol El Gabel havia aparecido a Aureliano em 273 e como o sinal cristão de chi-rho tinha aparecido de Constantino em 312.


Grã-Bretanha



Brigit era conhecida como Brigantia no norte da Grã-Bretanha, também como As Três Senhoras Abençoadas da Grã-Bretanha, e as Três Mães. O nome Brigantia para a Deusa surgiu a partir dos povos antigos que levavam seu nome, Os Brigantes. Ela era adorada especialmente em Yorkshire, e seu nome ainda ecoava nos nomes de rios Briant em Anglesey e Brent em Middlesex. É provável que os antigos Brigantes a viam como o poder de rios caudalosos e das colinas que empurravam o campo, ao invés de uma personificação de uma Deusa Tríplice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário